O nível de auto cobrança está cada vez maior. Somamos atividades que, ao longo do dia nos sobrecarregam e nos fazem sentir insuficientes. Sempre distantes de atingir a meta. As relações estão desgastadas pela rotina cansativa. O estresse faz parte do dia a dia, assim como o ar que respiramos. O coração acelerado, pensamento a mil, a cabeça parece que vai explodir. Técnicas de meditação como a atenção plena, a terapia cognitiva comportamental e as atividades físicas podem ajudar muito nesse processo, além de suplementos específicos que ajudam a modular as emoções.
Num mundo onde as comidas processadas ganham espaço, cada vez mais percebemos um aumento de doenças auto imunes e desordens psiquiátricas. Elas tem como base a Disbiose Intestinal, que é o desequilíbrio da microbiota que vivem em nossos intestinos. Elas são responsáveis pela absorção de vários nutrientes. Em nosso segundo cérebro é onde produzimos grande parte do neurotransmissor serotonina e do hormônio melatonina. A comida influencia diretamente no desenvolvimento e manutenção dessa microbiota. Aqui está o segredo para a cura de muitos males. Comida de verdade é o caminho do equilíbrio.
Grande parte do nosso corpo é feito de água. Para todos os processos fisiológicos ela é essencial. Um corpo desidratado é uma “máquina” funcionando parcialmente. Sabe-se que o ideal de ingestão diária está entre 35 a 40ml de água por quilograma, do seu peso. Uma conta muito simples. Para mim, que peso 58kg, usando 40ml como base, é necessário no mínimo 2,3 litros por dia.
Esse é um pilar subestimado por muitos, mas que tem extrema importância no processo de emagrecimento. O sono é o aspecto mais importante da nossa biologia, e ao mesmo tempo é o mais negligenciado. Quando falta tempo do seu dia, você tira esse tempo do sono e aí está o problema, porque é nele que o nosso corpo efetua uma série de processos de reparação e regeneração. Um déficit diário nesses processos, pode ter um grande impacto na sua saúde, na performance e no processo de perda de peso. Um sono ineficiente, causa o aumento do estresse, da obesidade, da resistência á insulina/diabetes, da hipertensão, de distúrbios do humor e até de doenças neurodegenerativas.
Essa, sem dúvida, tem sido uma das áreas mais estudadas atualmente. E não é por acaso. Sabemos que o intestino tem uma ligação direta com o nosso cérebro e nele são produzidos hormônios e neurotransmissores fundamentais para a saúde emocional, sem contar o fator imunológico que já é consenso. No intestino, o sistema imunológico é modulado. Disfunções como a Disbiose Intestinal, que é o desequilíbrio da microbiota, ou seja, as bactérias ruins se sobressaem às boas, tem trazido muitos prejuízos para a saúde integral fazendo com que a parede do intestino se torne permeável e, com isso, causando inflamação sistêmica subclínica. Na Medicina Integrativa tratar a saúde intestinal é um dos pilares básicos, pois sabemos que nenhum tratamento terá sucesso com um intestino doente.
A partir dos 30 anos de idade, perdemos cerca de 1% dos nossos músculos por ano. Portanto, aos 80 anos teremos apenas 50% da nossa musculatura total. Isso não é suficiente para suportar as atividades cotidianas que exigem força e equilíbrio. Daí o grande número de quedas e fraturas nessa faixa etária. A atividade física é essencial no processo de manutenção e aumento da massa muscular, fortalecimento dos ossos e aumento dos hormônios esteróides de forma natural.
Propósito de vida é tudo aquilo que te faz levantar todas as manhãs e seguir adiante. Independente de qual seja ele, é muito importante que seja cultivado diariamente. Se você acredita não ter um, não se preocupe, pois sempre é tempo. O meu propósito de vida é seruma ponte entre você e a longevidade saudável. Vem comigo!
Esse tema, apesar de muito individual, é de extrema relevância, ao referirmos o termo espiritualidade queremos focar num contato com algo maior que você, que te traga força, esperança, fé, gratidão e amor. A busca por essa espiritualidade é individual, mas necessária. Nos momentos de medo e insegurança é ela que te trará a segurança necessária para prosseguir.
A vida moderna nos expõe constantemente a produtos químicos, poluição, estresse, má alimentação, sono ruim, que interferem no trabalho de nossas glândulas e afetam a produção hormonal em diversos níveis, somados àS doenças auto imunes e ao envelhecimento, resultam em desordens hormonais importantes que desregulam o funcionamento do nosso corpo. Cansaço excessivo, ganho de peso, falta de libido, fraqueza, dificuldade para ganhar músculo, acúmulo de gordura abdominal, disfunção erétil, são alguns dos exemplos dos sintomas decorrentes das desordens hormonais. A sua história de vida e suas queixas somadas aos resultados dos seus exames laboratoriais e de imagem, mapearão nossas estratégias em busca da saúde integral e plena.